terça-feira, 6 de outubro de 2009

U2 EUA TRIP - O 2o SHOW no FedexField, Washington DC

"
De U2 EUA TRIP - SHOW WASHINGTON

A área de estacionamento e o tamanho do estádio FedexField (sede do Red Skins, os "pele-vermelha", time de futebol americano) são impressionantes. Na chegada percebemos o quanto Washington havia se organizado para receber o U2, diferente de New York que, embora com muita gente, parecia esnobar aquele acontecimento ímpar, colocando-o praticamente no mesmo nível de um jogo qualquer ocorrendo em seu estádio.


Depois de uns 15 minutos na fila do Will Call office para pegar os ingressos comprados no site oficial da TicketMaster (no stress desta vez), ficamos algum tempo tentando vender os 3 bilhetes a mais que tínhamos em mãos, dos nossos amigos desistentes. Eles foram comprados a US$30 cada. Somado com as taxas, quase $50. Acredita que um cambista (sim, eles estão por lá. São poucos e discretos, mas existem) teve a cara de pau de me oferecer 10 doleta nos 3!?!?! P.Q.P!!!! Depois dessa, desistimos. Nossos amigos vão amargar esse preju, mas em compensação vão ter um souvenir de lembrança. "O show do U2 que não fui".

De U2 EUA TRIP - SHOW WASHINGTON

Escada rolante para chegar às seções superiores. Para cada uma delas há banheiros e locais de alimentação (espalhando pelo ar aquele cheiro de gordura, cada vez mais insuportável). E tinha cerveja, ainda por cima Guinness!!! Chegamos a uns 20 minutos do início do show do U2, pois o do Muse já tinha ido pro beleléu. A nossa localização (seção 425, fileira 9, poltronas 1 a 6) superou muito nossa expectativa. Lá no alto tínhamos uma visibilidade excelente do palco. Menos atenção nos artistas, mais contemplação do maravilhoso espectáculo de luz e cores. Uma perspectiva diferente do que é estar na pista. Era o que queríamos. A 2a visão.

De U2 EUA TRIP - SHOW WASHINGTON

Como em New York, a plateia meio fria. De cima então, pior ainda. Esse foi um ponto negativo. Especialmente na nossa seção, a grande maioria das pessoas permaneceu sentada o show quase inteiro. A banda tocou praticamente as mesmas músicas - e na mesma ordem - que no show anterior. Para quem esperava alguma surpresa, como eu, ficou uma pontinha de frustração (estava loucos para ouvir eles tocarem Bad, uma das minhas favoritas).

Já tínhamos bebido uma long neck comprada antes de nos acomodarmos. Pensei em descer para comprar uma Guinness e, 5 segundos depois, me aparece um vendedor (ele era um mix de Kurt Cobain com Salsisha do Scooby Doo) trazendo-a. Perguntei: "Are you reading minds"? Tá lendo pensamento? Estávamos prontos para o início do show, que é instigante. Uma musiquinha que não sai da nossa cabeça (ainda vou descobrir de quem é) vai aquecendo o público. Na tela acima do palco aparece uma animação de um reloginho, como se iniciasse uma contagem regressiva. As luzes se apagam, os 4 aparecem pela parte traseira. Larry Mullen Jr entra no palco sozinho e se dirige à bateria, os outros 3 vão por baixo do palco e sobem por uma escada, depois que Larry começa a batida de Breathe. Aí entra a guitarra de The Edge, o baixo de Adam Clayton e, finalmente, o vocal inspirado de Bono. Excelente abertura! (confira no final do post a lista de músicas tocadas)

A abertura do show (gravada não por nós)

Além das músicas de destaque no 1o show (falei sobre elas no post do 1o show; continuam sendo demais!) tivemos alguns momentos que merecem comentários:
  • Get on Your Boots - A preferida do nosso filho Andrei. 4 anos e já sabe o que é boa música. E gosta da mais pesada do disco!
  • Elevation - A 5a música do show. Nosso vizinhos - lá ele - trazeiros que nos desculpem, mas tivemos que levantar (eu já vinha ensaiando isso desde a 2a) e pular. E pular muito. É Rock & Roll na veia, mano. Não dá para ouvir parado.
  • Your Blue Room - Uma das mais lentas do show, quando desci para comprar uma Guinness. Peguei a última (olha que sorte!). Na sequencia tocou Beautiful Day. Do lado de fora eu pulava e ria sozinho.
  • I Still Haven't Found What I'm Looking For - antiga e poderosa. E tudo a ver com nossa trip: "I've run through the fields only to be with you". E nós encontramos o que estávamos procurando. 3 vezes (ainda faltava uma).
  • The Unforgettable Fire - Quando o telão se expande e a cor vermelha toma conta do palco.
    De U2 EUA TRIP - SHOW WASHINGTON

  • Vertigo - Uma das preferidas de Sarlof. Mais uma música que nos fez levantar e pular feito loucos. E na sequencia veio o remix de I'll Go Crazy If I don't Go Crazy Tonight. O pessoal em volta não entendia nada daqueles três malucos dançando em delírio total.
  • Ultra Violet - A primeira música de retorno (eles saem do palco duas vezes). Efeitos visuais incríveis. "Oh sugar don't you cry". Sorry Bono. I couldn't. Não consegui. Só a partir daí que a platéia em peso levantou e assim permaneceu até o final do show. Até que enfim!
  • One - a música tocada por eles no segundo retorno. O bispo Desmond Tutu aparece no telão numa mensagem otimista e bem humorada. O estádio se apaga e os efeitos das luzes do celulares e cameras somados à luzes emitidas pelos Globos no palco emocionam.
Durante o show eu e Sarlof tentamos dar uma fugidia para comprar mais uma cerva. Para a nossa surpresa as 22h eles suspendem a venda (o show só acaba 23:30h). Ficamos putos, mas entendemos que é uma medida interessante para evitar excessos. Nesse meio tempo tocou Walk On e Larissa teve mais uma vez seu momento, desta vez sozinha.

De U2 EUA TRIP - SHOW WASHINGTON

Na saída, cada um comprou uma camisa por 40 doleta (preço padrão em todos os shows): Eu, a da turnê, Bob, a da música "I'll Go Crazy..." e Larissa, a do show do FedEx, com a data 29/09/2009, em homenagem ao nosso pequeno Bruno. A volta foi muito mais fácil do que poderíamos imaginar. Do mega-estacionamento tinham várias saídas. A que pegamos estava tranquila então não enfrentamos nenhum engarrafamento.

De U2 EUA TRIP - SHOW WASHINGTON

Já no hotel, o sanduba nos aguardava. E mais uma noite de sono em estado de graça. Dia seguinte rumaríamos a Charllottesville para uma nova etapa desta incrível trip.

Um comentário:

Elaynne disse...

Esse souvenir vai valer muuuito à pena, sem dúvida! Beijos!!!
PS: a foto de Larissa sozinha abaixo do comentário de WALK ON está MARAVILHOSA!!!!