segunda-feira, 25 de março de 2013

Resenha: O Poder do Hábito

Compreender o funcionamento dos hábitos é a chave para modifica-los

Tomo mundo possui algum hábito que gostaria de mudar. Perder peso, acordar mais cedo, parar de fumar, não se estressar no transito, e por aí vai. É muito comum conseguir algum êxito nos primeiros dias ou semanas, mas é muito difícil segurar um novo hábito por muito tempo. Na maioria das vezes voltamos ao antigo comportamento, cada vez mais frustrados por não termos conseguidos.


O Poder do Hábito é, sem dúvida, um dos melhores livros que já li. Ele nos ajuda a compreender que os hábitos seguem um padrão, que repetimos de forma praticamente inconsciente. Todos tem um gatilho (uma deixa, algo que o dispara), uma rotina (os passos que se repetem) e uma recompensa esperada (o alvo, o estado físico/emocional que desejamos, muitas vezes de forma inconsciente, alcançar).

O autor defende a tese que não é possível se livrar de um mau hábito, mas podemos entende-lo e modificar a rotina, o miolo entre a deixa e a recompensa. Usando uma linguagem de fácil compreensão e vários exemplos concretos, fruto de muitos estudos, CharlesDuhigg nos faz perceber por que fracassamos tantas vezes. A mesma teoria dos hábitos individuais se aplica a empresas e até a sociedade. O livro é uma excelente leitura para quem quer mudar hábitos em si, ou até mesmo em suas famílias ou empresas. O pessoal de marketing também aprende preciosas lições sobre como compreender (e, portanto, influenciar) os hábitos dos consumidores.

Por fim, deixo a dica deste vídeo do próprio autor, explicando a teoria base do livro: 

fonte: http://www.skoob.com.br/estante/resenha/25896140

Nenhum comentário: