domingo, 10 de março de 2013

Resenha: O Pai Minuto

Uma Boa Ferramenta para Usar na Educação dos Filhos

Mais um livro da "série minuto". Acabei de ler faz mais ou menos um mes, mas resolvi esperar para fazer a resenha depois de aplicar a técnica em casa. Educar não é fácil. Dar limites, dizer não, dar carinho e a atenção, suprir sem exageros as necessidades materiais, manter a harmonia no lar, ter tempo para o(a) esposo(a), ..., equilibrar tudo isso parece uma equação sem solução.

O Pai Minuto usa os mesmos princípios do Gerente Minuto, só que os exemplos e o pano de fundo tratam de família. Objetivos Minuto traçados em conjunto, Elogios e Repreensões minuto feito no tempo e da forma correta realmente podem funcionar, pude constatar na prática. Eu e minha esposa temos feito reuniões semanais com os meninos (8 e 4 anos). Cada um elegeu 3 objetivos minuto, comportamentos que cada um gostaria de melhorar. Passamos a nos respeitar mais, nos estressar menos, respirar fundo e contar até 10 antes de sair do sério (as crianças tem um poder impressionante de conseguir isso). No começo, funcionou melhor com o filho mais novo. O mais velho ficou frustrado de ter evoluído pouco (por isso não recebeu elogios). Na semana seguinte os dois evoluíram. Nas duas semanas seguintes eu tive que viajar a trabalho, a coisa desandou um pouco. Agora estamos tentando retomar o ritmo, ..., é uma batalha diária... rsrsrs.

Tivemos alguns progressos, mas manter a disciplina quando as coisas começam a dar errado é bem difícil. Tivemos combinar com outras técnicas, mas reconheço que as dicas de Johnson tem sua valia. A estrutura básica consiste em: a) dizer claramente qual comportamento positivo ou negativo foi observado; b) falar (e deixar o corpo manifestar) como aquele comportamento nos fez sentir (raiva, decepção, tristeza, ...); c) Dar uma pausa para que o(a) filho(a) possa sentir um pouco do que estamos sentindo (é um tempo beem desconfortável para eles); d) Dizer claramente o que espera numa próxima ocasião; e) Dar um abraço (ou um breve afago) mostrando que o(a) filho(a) é melhor do que o comportamento demonstrado, acreditar nele/nela. Tudo isso não deve levar mais do que um minuto.

Se você está tendo dificuldades em casa, sugiro tentar as técnicas do Pai Minuto, afinal - como li em outro livro - "se continuarmos fazendo as mesmas coisas, obteremos sempre os mesmos resultados". Experimentando aqui e ali a gente vai vendo o que funciona em nossa família, ou melhor, com cada filho(a). Boa sorte!


Um comentário:

Anônimo disse...

OI Serge, bacana esse blog, não conhecia...entrei pra ver Iane e a poesia/música? que fez pra ela. Aliás, adoreia dos filhotes tb! Mas na verdade estou escrevendo aqui porque ainda não sei se existe essa opção, mas sugiro fazer um biblioteca dos seus livros tb! Esse do pai minuto muito me interessou! rsrsrsrs Não sei como funcionaria, se on line ou através de pedido com prazo de devolução dependendo da extensão de cada obra. Eu particularmente gosto de livro na mão, à moda antiga sabe? Essa coisa de ler no PC (e tantas outras versões digitais que já existem) só quando não tem jeito mesmo!
Enfim, é isso.
Valeu a dica.
Beijos na família!
Aninha