segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Resenha: Poder Sem Limites

Controle seus pensamentos, melhore sua vida

Eu gosto de livros de auto-ajuda #prontoFalei. Me interessei por Programação Neurolinguística conversando com o amigo Marlon Carvalho, que está em seu décimo livro sobre o assunto. O Poder Sem Limites é um "tiro de cartucho", como diz meu pai. Basta apontar e apertar o gatilho que em alguma coisa a gente acerta.

A mensagem básica que tirei do livro é que o mundo não é exatamente com ele é, mas sim como nós o representamos. Os acontecimentos naturalmente não são bons nem ruins, tudo depende da nossa interpretação. Sendo assim, somos capazes de resignificar experiencias passadas, bem como fazer novas e melhores projeções para o futuro. Se nós achamos que tudo deu/dará errado, estamos certos. Se achamos que tudo deu/dará certo, também estamos certos.


Anthony Robbins não fica só na conversa mole, mas apresenta diversas técnicas que podem ser usadas conosco mesmo, com outras pessoas ou até mesmo em grupos. Técnicas de modelagem, visualização, ancoragem, energização, harmonização, leitura corporal e por aí vai. Acho que é um livro que deve ser lido várias vezes. A primeira para termos uma geral das ferramentas e suas possibilidades de aplicação. As próximas, para nos aprofundarmos em questões específicas.

Por natureza, sou bastante otimisma. "Tudo dá certo pra mim", costumo dizer. Mesmo quando tudo parece desmoronar, sempre consigo dar a volta por cima. Descobri lendo este livro que eu já pratico, do meu jeito, várias técnicas de PNL. Agora posso atuar de forma mais consciente.

Controlar frustração, rejeição, acomodação, lidar com pressão financeira e dar mais do que espera receber, são as 5 chaves do sucesso sugeridas por Robbins, ao final do livro. Gostei muito, acho que todos deveriam ler. Marlon, qual a próxima dica?

Um comentário:

Marlon Silva Carvalho disse...

O Robbins tem mais 2 ou 3 livros, todos bem bacanas. Tem mais um que é bem interessante e bem mais prático do que Poder Sem Limites. Chama-se "Desperte seu Gigante Interior". É um livro imenso, 660 páginas.

As vezes, dá preguiça de ler. Ele se repete nos capítulos, mas a escrita dele é interessante e parece que ele escreveu um livro gigante assim pra lhe testar mesmo. :-) Eu diria que a sequência certa é ler Poder Sem Limites e depois ir para Desperte seu Gigante Interior.

No primeiro, você fica muito curioso sobre as técnicas que ele comenta, mas ele não se aprofunda nelas. No segundo, ele vai mais direto ao ponto, se aprofundando mais nas técnicas.

Mas, lhe sugiro ler agora "O Poder do Hábito - Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios". Muito bom!

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4238667/o-poder-do-habito-por-que-fazemos-o-que-fazemos-na-vida-e-nos-negocios