segunda-feira, 2 de março de 2009

Aprendizado Ágil

Foi no 2o semestre do ano passado que tive esse "estalo". De métodos ágeis tenho ouvido falar muito, lido pouco, aplicado praticamente nada. E pensei: Como posso acelerar meu conhecimento sobre o tema? E auto-respondi: Seria bom ir prum evento, de preferência a um custo acessível. Seria bom, se na Bahia tivesse acontecendo algo (fora daqui, no eixo Rio, Sampa, Brasília, até ocorre, mas com preço meio salgador pros padrões soteropolitanos - isso sem contar passagem e hospedagem). Ô terrinha! Tem muita coisa boa por aqui, mas..... deixa pra lá. Já que é assim, porque não eu mesmo viabilizar, ao invés de ficar reclamando? Eu e muita gente vamos nos beneficiar!

Bom, já tô meio tarimbado em realizar evento. Desde 1997 na Associação Esportiva e Cultural 360 Graus, produzindo - junto com uma turma muito boa - campeonatos de Bodyboarding (aliás, que orgulho!, Uri Valadão, um gurizinho talentoso que começou com a gente na Escolhinha 360, continuou na Gênesis, é hoje um rapaz de grande caráter e campeão mundial!). De 2005 pra cá, Java pelo JavaBahia. Estava na hora de fazer algo diferente, sem abandoar - é claro - as origens. Aí lembrei de ter visto um evento da SEA Tecnologia, empresa do amigo Alexandre Gomes, chamado Maré de Agilidade. Tudo a ver! Maré (ai que saudade do bodyboarding), Bahia, Agile. Sensacional! Mas eu não conheço muita gente do ramo..... er... quer dizer... ah... tem o Manoel Pimentel (conheci ele em Sampa, como líder do NetBeans User Group Brazil), da Revista Visão Ágil, que de vez em quando dou um saque. Combinação perfeita! Começamos a trocar umas figurinhas, eu, Alegomes e Manoel e assim nasceu a idéia de realizarmos o Maré de Agilidade - Salvador.

De outubro pra cá, muito trabalho, programação pronta, ilustres convidados, site turbinado, inscrições abertas (graças ao Emerson, da NorthTech, e ao Wellington, da InnovaTech!). Faltando menos de um mês pro evento, estamos preparando tudo com afinco para que esse Swell seja, como dizem os bodyboarders, "sinistro"!