segunda-feira, 8 de abril de 2013

Resenha: O DNA do Inovador

O que será que os inovadores tem em comum?

Inovação está na moda. Essa onda de empreendedorismo e startups, aliadas ao sucesso e a competição de gigantes como Google, Apple, Microsoft, Amazon, Samsung, GE e 3M, está forçando às empresas buscarem inovar (ou pelo menos dizerem que são inovadoras).
Busquei esse livro para tentar descobrir que hábitos comportamentais os principais inovadores da nossa era tem em comum. Ler suas biografias e as histórias das suas empresas certamente ajudaria, mas o DNA do Inovador nos poupa tempo e faz essa compilação por nós.

Através de pesquisas com 500 inovadores e outros 500 executivos, os autores identificaram 5 competências de descoberta. Em primeiro lugar vemos o pensamento associativo, ou associação: a habilidade de combinar idéias, problemas e questões que aparentemente nada tem a ver entre si. As demais são: questionar, desafiando com frequencia o status quo; observar, prestando cuidados atenção ao mundo a sua volta; cultivar o networking, descobrindo e testando ideias por meio de uma rede diversificada de pessoas com backgrounds e perspectivas diferentes; experimentar, constantemente testando ideias novas.

Apesar de usar alguns exemplos já meio batidos (vários vindos da Apple, como por exemplo a ideia de Steve Jobs de criar um sistema operacional gráfico baseado em Janelas, baseado numa interface de equipamento da Xerox) as competências de descobertas são interessantes e bem explicadas, e são a base do pensamento associativo que gera ideias inovadoras.

Também gostei da parte do livro que diferencia as competências dos inovadores das dos executivos (aqueles que são orientados à realização). Me fez perceber que os dois tipos de perfil são importantes e devem ser equilibrados, mas também que é um erro crucial esperar uma postura altamente inovadora de alguém eminentemente executor. Por fim, achei também interessante a abordagem sobre o DNA de organizações e equipes disruptivas, como elas enxergam Pessoas, Processos e Filosofia. Ah, descobri que a palavra disruptiva também está na moda. Pesquisando um pouco mais, achei bem interessante a apresentação abaixo, do post Inovação disruptiva, você sabe o que é?




Um livro interessante que tem seu valor, principalmente para empresários que querem se tornar inovadores (e/ou disseminar uma cultura de inovação nas suas empresas), mas não tem a menor ideia de por onde começar. A resposta que encontrei: devem começar por si próprios, pois não existirá uma empresa inovadora sem que seu líder tenha a inovação presente fortemente em seu DNA.