segunda-feira, 25 de março de 2013

Resenha: O Poder do Hábito

Compreender o funcionamento dos hábitos é a chave para modifica-los

Tomo mundo possui algum hábito que gostaria de mudar. Perder peso, acordar mais cedo, parar de fumar, não se estressar no transito, e por aí vai. É muito comum conseguir algum êxito nos primeiros dias ou semanas, mas é muito difícil segurar um novo hábito por muito tempo. Na maioria das vezes voltamos ao antigo comportamento, cada vez mais frustrados por não termos conseguidos.


O Poder do Hábito é, sem dúvida, um dos melhores livros que já li. Ele nos ajuda a compreender que os hábitos seguem um padrão, que repetimos de forma praticamente inconsciente. Todos tem um gatilho (uma deixa, algo que o dispara), uma rotina (os passos que se repetem) e uma recompensa esperada (o alvo, o estado físico/emocional que desejamos, muitas vezes de forma inconsciente, alcançar).

O autor defende a tese que não é possível se livrar de um mau hábito, mas podemos entende-lo e modificar a rotina, o miolo entre a deixa e a recompensa. Usando uma linguagem de fácil compreensão e vários exemplos concretos, fruto de muitos estudos, CharlesDuhigg nos faz perceber por que fracassamos tantas vezes. A mesma teoria dos hábitos individuais se aplica a empresas e até a sociedade. O livro é uma excelente leitura para quem quer mudar hábitos em si, ou até mesmo em suas famílias ou empresas. O pessoal de marketing também aprende preciosas lições sobre como compreender (e, portanto, influenciar) os hábitos dos consumidores.

Por fim, deixo a dica deste vídeo do próprio autor, explicando a teoria base do livro: 

fonte: http://www.skoob.com.br/estante/resenha/25896140

segunda-feira, 11 de março de 2013

Iane


O meu vocabulário
É limitado pra expressar
Teu significado

Acho que você veio
Encomendada pra esse lar
Moldura que faltava em nosso quadro

Trouxe o rosa e o lilás
Pra esse mundo amarronzado
A certeza que se faz
Não existe mais perfeito inesperado

Me derrete seu encanto
Me comove o seu pranto
Me supreende assim um tanto
Descoberta que se faz a cada dia

Enche a casa sua imensa alegria

Agradeço ao destino
Por te ter assim tão perto
Nosso mundo antes de menino
Com você agora sim está completo

domingo, 10 de março de 2013

Resenha: O Pai Minuto

Uma Boa Ferramenta para Usar na Educação dos Filhos

Mais um livro da "série minuto". Acabei de ler faz mais ou menos um mes, mas resolvi esperar para fazer a resenha depois de aplicar a técnica em casa. Educar não é fácil. Dar limites, dizer não, dar carinho e a atenção, suprir sem exageros as necessidades materiais, manter a harmonia no lar, ter tempo para o(a) esposo(a), ..., equilibrar tudo isso parece uma equação sem solução.

O Pai Minuto usa os mesmos princípios do Gerente Minuto, só que os exemplos e o pano de fundo tratam de família. Objetivos Minuto traçados em conjunto, Elogios e Repreensões minuto feito no tempo e da forma correta realmente podem funcionar, pude constatar na prática. Eu e minha esposa temos feito reuniões semanais com os meninos (8 e 4 anos). Cada um elegeu 3 objetivos minuto, comportamentos que cada um gostaria de melhorar. Passamos a nos respeitar mais, nos estressar menos, respirar fundo e contar até 10 antes de sair do sério (as crianças tem um poder impressionante de conseguir isso). No começo, funcionou melhor com o filho mais novo. O mais velho ficou frustrado de ter evoluído pouco (por isso não recebeu elogios). Na semana seguinte os dois evoluíram. Nas duas semanas seguintes eu tive que viajar a trabalho, a coisa desandou um pouco. Agora estamos tentando retomar o ritmo, ..., é uma batalha diária... rsrsrs.

Tivemos alguns progressos, mas manter a disciplina quando as coisas começam a dar errado é bem difícil. Tivemos combinar com outras técnicas, mas reconheço que as dicas de Johnson tem sua valia. A estrutura básica consiste em: a) dizer claramente qual comportamento positivo ou negativo foi observado; b) falar (e deixar o corpo manifestar) como aquele comportamento nos fez sentir (raiva, decepção, tristeza, ...); c) Dar uma pausa para que o(a) filho(a) possa sentir um pouco do que estamos sentindo (é um tempo beem desconfortável para eles); d) Dizer claramente o que espera numa próxima ocasião; e) Dar um abraço (ou um breve afago) mostrando que o(a) filho(a) é melhor do que o comportamento demonstrado, acreditar nele/nela. Tudo isso não deve levar mais do que um minuto.

Se você está tendo dificuldades em casa, sugiro tentar as técnicas do Pai Minuto, afinal - como li em outro livro - "se continuarmos fazendo as mesmas coisas, obteremos sempre os mesmos resultados". Experimentando aqui e ali a gente vai vendo o que funciona em nossa família, ou melhor, com cada filho(a). Boa sorte!