segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Resenha: Poder Sem Limites

Controle seus pensamentos, melhore sua vida

Eu gosto de livros de auto-ajuda #prontoFalei. Me interessei por Programação Neurolinguística conversando com o amigo Marlon Carvalho, que está em seu décimo livro sobre o assunto. O Poder Sem Limites é um "tiro de cartucho", como diz meu pai. Basta apontar e apertar o gatilho que em alguma coisa a gente acerta.

A mensagem básica que tirei do livro é que o mundo não é exatamente com ele é, mas sim como nós o representamos. Os acontecimentos naturalmente não são bons nem ruins, tudo depende da nossa interpretação. Sendo assim, somos capazes de resignificar experiencias passadas, bem como fazer novas e melhores projeções para o futuro. Se nós achamos que tudo deu/dará errado, estamos certos. Se achamos que tudo deu/dará certo, também estamos certos.


Anthony Robbins não fica só na conversa mole, mas apresenta diversas técnicas que podem ser usadas conosco mesmo, com outras pessoas ou até mesmo em grupos. Técnicas de modelagem, visualização, ancoragem, energização, harmonização, leitura corporal e por aí vai. Acho que é um livro que deve ser lido várias vezes. A primeira para termos uma geral das ferramentas e suas possibilidades de aplicação. As próximas, para nos aprofundarmos em questões específicas.

Por natureza, sou bastante otimisma. "Tudo dá certo pra mim", costumo dizer. Mesmo quando tudo parece desmoronar, sempre consigo dar a volta por cima. Descobri lendo este livro que eu já pratico, do meu jeito, várias técnicas de PNL. Agora posso atuar de forma mais consciente.

Controlar frustração, rejeição, acomodação, lidar com pressão financeira e dar mais do que espera receber, são as 5 chaves do sucesso sugeridas por Robbins, ao final do livro. Gostei muito, acho que todos deveriam ler. Marlon, qual a próxima dica?

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Resenha: O Presente

Viva o Presente, Aprenda com o Passado e Ajude a Criar seu Futuro
 
Do mesmo autor de Quem Mexeu no Meu Queijo, este é um livro feito para quem não gosta de ler. Explico: Ë fino, pequeno, letras grandes, linguagem simples, uma estória envolvente e uma mensagem interessante. Mesmo quem não tem o gosto nem o hábito da leitura é capaz de se interessar e aprender algo de bom.

O Presente fala da história de um rapaz que tem um velho como mentor. O velho fala sobre como O Presente pode tornar sua vida melhor e assim o rapaz inicia sua caminhada. A descoberta óbvia é que O Presente não é algo tangível, mas sim um estilo de vida orientado a Viver o Presente, Aprender com o Passado (principalmente quando se quer que o Hoje seja melhor do que o Ontem) e ajudar a criar um novo (e promissor) Futuro. Parece óbvio, mas a gente termina o livro com a sensação de que devemos experimentar a técnica e divulgar a mensagem para nossos amigos.
Comprei esse livro junto com vários outros na Estante Virtual. Foi minha primeira compra e virei fã! Os livros saem muuuuito mais barato, chegaram no prazo e em excelente estado (10 livros diversos por menos de R$100, frete incluido. Nada mal...).


fonte: http://www.skoob.com.br/estante/resenha/24880823

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Resenha: Sou Um Desastre com as Mulheres

Risada garantida ou seu dinheiro de volta!

Conheci esse autor totalmente por acaso, folheando seu primeiro livro "Meu Pai Fala Cada Merda" em um saguão de aeroporto. Li no vôo e me poquei de dar risada com as estórias do cara que volta a morar com os pais aos 29 anos depois de tomar um fora da namorada e, assim, redescobre a sabedoria do pai revelada através do seu mau humor inteligente, direto, escrachado e engraçado. As máximas do seu pai viraram uma febre no twitter @shitmydadsays e também uma série de TV

O segundo livro fala da relação desastrosa de Halpern com as mulheres, até o momento do casamento. Tendo como pano de fundo os hilários conselhos do pai, a gente conhece um pouco da vida do autor e sua batalha para se tornar um roteirista conhecido. De leitura rápida e desprentensiosa, é risada garantida ou seu dinheiro de volta. Recomendo!



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Resenha: O Gerente Minuto


Trace objetivos curtos e claros, dê sempre feedback positivo e negativo

Meu pai tinha esse livro, eu já tinha lido há muito tempo. Lembrei dele por causa de alguém da minha rede de relacionamento que precisa desenvolver habilidades gerenciais. Comprei, reli e dei de presente.

Esse livro é um excelente começo, pois é simples, direto e seus resultados muito eficazes. Basicamente trata de alinhar expectativas, estabelecendo objetivos curtos e claros (os Objetivos Minuto), e corrigir rumos, dando feedback positivo (Elogios Minuto) ou negativo (Repreensões Minuto) sempre que necessário. Parece óbvio, mas na prática é muito difícil exercitar. A gente quer que as pessoas adivinhem o que queremos, ou pior, que façam as coisas do jeito que nós faríamos. Delegar não é isso.

O feedback negativo é temido por muitos. Para quem dá e quem recebe. O autor desmistifica as Repreensões Minuto, encarando-a como algo extremamente natural e necessário. Não precisa ser um sermão nem de uma "cerimônia". Basta dizer qual foi o comportamento observado (o fato), como você se sentiu quanto a isso (emoções, sentimentos, percepções) e como você gostaria que a pessoa tivesse agido. Sem julgamentos, o feedback é um presente que objetiva o crescimento do outro.

Uma parte muito legal fala de "flagrar as pessoas fazendo algo de bom". Nós temos um olhar muito crítico para encontrar e apontar problemas e defeitos, mas um bom líder (um bom pai, um bom marido, ...) precisa estar atento às coisas boas e deixar claro que percebeu. Não precisa necessariamente com palavras. Um olhar, um toque no ombro, um gesto. Quem não se sente bem em ser elogiado!?

Resenha: O Mito do Empreendedor (E-Myth)


Ótimas dicas para o pequeno empresário evitar erros comuns

Ganhei esse livro de presente de aniversário de Anísio Neto, meu primo e sócio da Normando Transportes. Não poderia vir em melhor hora, pois o livro trata do sucesso nos empreendimentos. A primeira parte fala muito bem dos perfis do Técnico, Administrativo e Empreendedor, que todos temos. Acontece que muitos partem do pressuposto que "quem entende e faz bem um trabalho técnico é capaz de ter uma empresa no mesmo ramo". Grande armadilha! É preciso equilibrar os 3 papéis, em nós mesmos e entre os sócios. Descobri que na Normando estamos bem equilibrados nesse sentido.

Na segunda parte ele sugere tratar sua empresa como se fosse ter 5000 cópias dela. E dá o exemplo do McDonalds, "a maior micro-empresa do mundo". Um bom sistema de funcionamento que possa ser replicado é a chave para o sucesso. O autor sugere de um Processo de Desenvolvimento de Negócios, que permeia por todas as áreas da empresa. Numa linguagem simples e direta, usando ótimos exemplos, o livro nos estimula a queimar etapas de começar uma empresa de forma madura. Já estamos usando várias dicas na Normando Transportes.

Nesses slides é possível obter uma visão geral do livro.


fonte: http://www.skoob.com.br/estante/resenhas/924718

domingo, 6 de janeiro de 2013

Dois Lados


Como pode ser
Que vindos do mesmo lugar
Tenham tantas diferenças
Não consigo nem contar

Um gosta da comida
Misturada, amassada
O outro se chateia
Se for desorganizada

Prefiro pão de leite
E o meu leite com bolinhas
O meu pão quero durinho
E a bebida, bem lisinha

Pra um melão, nescau
Macarrão, ovo mexido
Pro outro melancia, café
Arroz e "ovo em pé"
Ou, traduzindo, ovo cozido

À noite, um enrolado
Boca aberta
O outro dorme espalhado
Sem coberta

Um pintinho
Livre e solto
O outro preso
Na cueca

O primeiro tem humor
Preciso, inteligente
O outro é escrachado
E tão sincero
Que até desconcerta a gente

Só sei que os amo tanto
Do jeitinho que eles são
Tão belos e engraçados
Especiais esses irmãos